Saudações, Warlocks.
Vamos conversar um pouco sobre builds (distribuição de pontos em sua árvore de talentos). Mais importante do que lhe mostrar uma build pronta, é tentar explicar como montar a sua propria e também como tirar maior proveito dela. Não é copiando builds da internet que você se tornará um Warlock Affliction mais eficiente e sim aprendendo como sua build funciona.
Tenho visto vários Warlocks affliction que castam Agony, Corruption, Haunt , UA, Immolate e spamam Incinerate. Esse é um exemplo de um Warlock Affliction que não aprendeu a utilizar sua build corretamente. Então vamos a "rotação básica de um Warlock Affliction".
Haunt , Unstable Affliction, Corruption, Bane of Agony e Curses (Weakness, Elements, Tongues, Exhaustion) são suas armas primárias. Então vamos tirar maior proveito delas!
Haunt - Você envia uma alma contra seu alvo, que gera Shadow Damage na formula (((Spell Power * 0.429) * 1.25 ) + 709) e aumenta seu dano DOT em 20% por 12 segundos. Quando o efeito termina, você é curado em 100% do dano que causou no alvo. Perceba que este spell NÃO gera DOT. Ele possui um dano inicial e serve então como catalizador para outros Spells. Portanto, se você quer um dano maior, comece com esta spell.
Unstable Affliction - Energia Shadow que destrói o alvo lentamente , causando dano em 15 segundos. Se esta magia for removida (dispelled) ela causara um dano a quem a removeu e o silenciará por 5 segundos. Agora lembre-se: Se você tiver castado Haunt na vítima, ela sofrerá os o dano + 20%. Entendeu como as spells se linkam? Uma informação importante: Você pode ter Unstable Affliction OU Immolate ativa no mesmo target. Então, levando em consideração que Immolate é dano Fire (que não se utiliza do debuff criado pelo Haunt) fica mais claro por que o exemplo de rotação que dei no inicio (UA + Immolate) é prova de um Warlock que não aprendeu a utilizar sua classe corretamente.
Corruption - Corrompe o alvo, causando Shadow Damage durante 18 segundos . Novamente, se beneficia do Debuff criado pelo Haunt.
Bane of Agony - Causa dano Shadow em 24 segundos. O dano começa lento, e aumenta a velocidade a medida que o tempo passa até seu final. O que isso quer dizer: Significa que esta spell causa um dano "final" antes de ser removida. Ou seja: Nada de ficar spamando Agony o tempo todo. Deixe-a finalizar e só então a caste novamente (sincronismo é tudo). Novamente, por ser dano Shadow, beneficia-se do Debuff criado pelo Haunt.
Curses - Somente UMA por alvo, lembre-se disso.
Curse of Weakness - O dano FISICO do alvo é reduzido em 10% por 2 minutos (Warriors, Rogues, Hunters e Paladinos Retri/Prot).
Curse of Tongues - Força o alvo a falar em Demoníaco, o que aumenta o tempo de cast em 30%. Ou seja, faz com que a demora para que seu alvo caste contra você aumente. (Priests, Mages, Warlocks).
Curse of Elements - Reduz a proteção do alvo contra Fogo, Gelo, Nature e Shadow em 183 e aumenta o dano recebido em 8%. Muitos Warlocks Affliction esquecem que no Elments seu dano Shadow também é amplificado e ignoram esta importante spell. Então lembre-se: Haunt + Curse of Elements = Dano shadow muito bom. Claro, você deve sempre analisar a situação.
Curse of Exhaustion - Reduz o movimento do alvo em 50% por 30 segundos. Não causa dano. Não amplifica dano. Apenas reduz a velocidade. Ideal quando utilizada no combo Fear + Exhaustion. Mande o alvo pra bem longe com o Fear e faça ele voltar devagar com o Exhaustion. Isso dá ao Warlock a vantagem da distancia, e com ela o casting das magias de secundárias (Casts lentos mas de dano alto).
Magias Secundárias
Magias secundárias (para um Affliction) são as magias nas quais ele não é especializado mas que podem ajudar a aumentar o burst de Dano gerado.
Shadow Bolt - Envia magia Shadow contra o inimigo. Aproveita-se do Debuff criado pelo Haunt e pelo Curse of Elements. Casting de 3 segundos que pode ser diminuido investindo-se em Haste (falaremos disso em outra ocasião).
Searing Pain - Dano FIRE ao inimigo. Aproveita-se apenas do debuff do Curse of Elements.
Drain Life - Drena a vida do alvo, causando dano Shadow e restaurando 2% da vida do caster a cada 1 segundo. Dura 3 segundos e aproveita-se do Haunt, Elements e qualquer outro catalizador de dano Shadow.
Drain Soul - Suga a alma do alvo, causando dano Shadow por 15 segundos. Se o alvo estiver abaixo de 25% de vida, o dano é dobrado. Caso o alvo morra durante o drain soul, uma Soul Shard é criada. Aproveita-se do Haunt, Elements e qualquer outro catalizador de dano Shadow.
Como você pode ver, o segredo para um bom Warlock é... sincronismo. Você deve utilizar as Spells na ordem que possibilite o maior dano. Então iniciar com os catalisadores (Haunt e Curse of Elements) é uma boa idéia, desde que haja tempo para isso. Lembre-se que isso varia de situação para situação. O inimigo está proximo? Está longe? Ele lhe viu? Considere sempre o tempo de casting de cada magia antes de escolher sua rotação para aquele momento.
Ok. Falamos muito sobre spells, mas nada sobre Builds. Então, vamos a ela:
Doom and Gloom = Aumenta a chance de critico em seu Bane of Agony e Bane of Doom na faixa de 4% (1 ponto) a 8% (2 pontos)
Improved Life Tap - Aumenta a quantidade de Mana gerada pelo Life Tap de 10%(1 ponto) a 20% (2 pontos)
Improved Corruption = Aumenta o dano causado pelo Corruption em 4% (1 ponto) , 8% (2 pontos) e 12% (3 pontos)
Jinx - Seu Curse of Elements também afeta 15 inimigos até 20 jardas proximo de seu alvo. Também reduz a energia, rage, focus o runic power de seu alvo em 5% (1 ponto) e 10% (2 pontos) enquanto ativo.
Soul Siphon - Aumenta a quantidade drenada pelo seu Drain Life e Drain Soul em 3% para cada efeito de Affliction seu no alvo até o máximo de 9% (1 ponto) a 18% (2 pontos). Pense nisso: Unstable Affliction, Corruption e Agony são magias Affliction. Você tem também o Haunt castado no alvo juntamente com o Curse of Elements. Ou seja: 20% a mais do Haunt + 8% a menos de defesa contra Shadow do Elements + 18% a mais de dano deste talento é igual a dano muito grande no Agony, Corruption, Unstable Affliction. Então, quando o alvo estiver carregado com dano shadow e longe de você, um Drain Soul (ou Drain Life) gera uma combinação letal (Drain Life e Drain Soul não podem ser quebrados por LoS - Line of Sight).
Siphon Life - Quando você causa um dano com o Corruption, tem de 25%(1 ponto) a 50%(2 pontos) de chance de ser curado em 2% do seu total de vida.
Curse of Exhaustion - Necessario para liberar esta spell, ja discutida.
Improved Fear - Atinge seu alvo com Nightmare quando o Fear terminar, diminuindo a velocidade de movimentação de 15% a 30% por 5 segundos.Desnecessária se você utilizar o combo com Curse of Exhaustion, mas necessária se você estiver utilizando outra Curse e não quizer interromper o ciclo de dano (por exemplo, curse of Elements) mas desejar que seu alvo mova-se mais lentamente, dando-lhe tempo de se afastar.
Erradication - Quando você gera um dano com Corrupção, tem 6% de chance de aumentar seu tempo de casting em 6%(1 ponto), 12%(2 pontos) e 20%(3 pontos). Otimo para magias secundárias, como Shadow Bolt.
Improved Howl of Terror - Diminui o Casting do Howl of Terror (magia de Crowd Control, falaremos sobre isso mais tarde) em 1 segundo (1 ponto) ou em 2 segundos (tornando-a instant cast - 2 pontos).
Soul Swap - Remove seu dano de seu alvo atual (Agony, Corruption, Unstable Affliction) de seu alvo atual e o joga em outro alvo. Exemplo de uso (sem glyph): Casta-se Haunt, UA, Corruption, Agony no alvo. Quando ele estiver proximo da morte, utiliza-se o Soul Swap para remover todos os dots deste alvo. Então finaliza-se o alvo (Drain Soul, Shadow Bolt por exemplo), mira-se em um novo alvo e casta-se o Soul Swap. Todos os dots que você tinha no alvo são imediatamente castados no novo alvo. Prático, não? Agora, se você tiver a Glyph do Soul Swap, os dots não serão removidos do alvo inicial, mas sim copiados. Ou seja: Os danos permanecem, o que lhe permite utilizar esta magia logo apos a finalização da sequencia de casting. Assim você reproduz seu dano em dois alvos ao mesmo tempo. Gostou?
Shadow Embrace - Seu Shadow Bolt e Haunt aplicam o efeito Shadow Embrace , aumentando todo o dano DOT (Shadow) em 3% (1 ponto) , 4% (2 pontos) e 5%(3 pontos). Lembra-se do combo Haunt + Elements + Soul Siphon? Então. Some a isso Shadow Embrace. Com outro detalhe: Este efeito staca até 3 vezes. Ou seja, pode chegar a aumentar seu dano shadow em 15% caso você possua 3 pontos aqui.
Death's Embrace - Quando você estiver abaixo de 25% de sua vida, seu Drain Life aumenta a energia sugada em 1% (1 ponto) , 2% (2 pontos), 3% (3 pontos) e também aumenta em 4% (1 ponto) 8% (2 pontos) e 3% (3 pontos) seu Shadow damage se seu target estiver abaixo de 25%. Soma-se ao Haunt, Elements, Soul Siphon e Shadow Embrace. É o que chamamos de Spell de Finalização.
Nightfall - Dá a seu Corruption e Drain Life de 2%(1 ponto) a 4% (2 pontos) de chance de fazer com que você entre em um Shadow Trace. Este efeito diminui seu tempo de casting do Shadow Bolt em 100%
Soul Burn: Seed of Corruption - Faz com que o efeito catalizador do Soul Bourn também se aplique a sua Seed of Corruption. Ou seja: Quando a Seed of Corruption for detonada, gerará Corruption em todos os alvos proximos e você recuperará a Soul Shard utilizada no processo.
Everlasting Affliction - Aumenta a chance de Crítico em seu Corruption, Seed of Corruption e Unstable Affliction em 5% (1 ponto), 10%(2 pontos) e 15% (3 pontos). Também seu Drain Life, Drain Soul e Haunt tem 33% (1 ponto) , 66 (2 pontos) e 100 (3 pontos ) de chance de resetar o tempo de duração de seu Corruption. Ou seja: A chance de você precisar castar novamente o Corruption cai pra 0% se você tiver 3 pontos aplicados aqui.
Pandemic - Reduz o tempo total de casting de seus Banes e Curses em .25%(1 ponto) e .5%(2 pontos). Seu Drain Soul tem também de 50%(1 ponto) a 100% (2 pontos) de chance de resetar seu Unstable Affliction quando seu alvo estiver abaixo de 25% de vida.
Haunt - Spell já discutida.
Bom, estes são os talentos da Build Affliction e suas aplicações, combos e afins. Lembre-se que o proposito aqui não era "mostrar a build definitiva" mas dar a você a chance de escolher quais pontos se aplicam melhor, de acordo com o seu gameplay. Builds para PvP e para PvE também mudam, e muito.
Apenas como forma de ilustrar, vou postar minha build de PvP utilizada no momento (estou sempre experimentando novas formas).
Bom, espero que tenham entendido a idéia por tras da distribuição de talentos na arvore Affliction. Nos vemos em breve.
- WarlocoBR
Warlock Affliction
Zuluhed
Cara, muito bom seus topicos dobre Warlock. Gostei muito de todos os que eu li.
ResponderExcluirObrigado e continue com o bom trabalho, está PERFEITO =D
Muito foda cara suas explicações. Estou fazendo um lock e sempre me amarei em afliction.
ResponderExcluirVc esta de parabens!
qual versao poderia especificar ? 3.3.5A
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